sábado, 15 de novembro de 2014

Bierhauswagen Weissbier: O carro chefe?

25 de Setembro de 2014

Vamos fazer uma bera de trigo? Uma Weissbier?
Após algumas pesquisas de receitas na net, foi escolhido
a Weiss do blog Monich, por tem uma ótima resenha e
já testada e modificada até chegar ao ponto de excelência.

Ainda existia o trauma da acidez na Witcayanna, e foi
resolvido substituir o malte Acid, só por precaução.


****************** LOG DO BIERSMITH *******************
Brassagem em 25/09/14 Quinta-feira
Fogão ligado as 08:10h
Fermentador lacrado as 12:53h   

TOTAL ÁGUA UTILIZADA 9,5L

Água inicial: 6,0L (10 gotas de vinagre)
Temperatura inicial 45°C (Foi muito)
Rampa brassagem
45°C 10min
51°C 15min
56°C 10min
66°C 30min
68°C 30min
78°C 15min

Brassagem +0,0L
Lavagem +2,5L (Prensar bagaço)

Fervura 60min
Iniciou com 7,5L Adicionado 0,0L
6,0L(?) Resfriado

OG 1,063 (a 27°C). Corrigido: 1,064
OBS.:Reaproveitado o volume da proveta e

acrescentado 1,0L (fervido). OG 1,050 a 37°C,
corrigido pela tabela de conversão
para dens/temp: OG 1,054 (testado tambem com

C1V1+C2V2=CfVf).
Cerveja da proveta foi fervida e reaproveitada: SIM
Fermentador 6,75L (descartado trub da brassagem)
Fermento 3,64g

Bolhas report:
005h 010s
006h 002s
Turbidez 999h
028h 008s
036h 025s
056h 035s
067h 056s
116h 090s
139h 110s
176h 308s
217h 710s
220h 999s
FIM250h

10 dias de fermentação
Descartado trub da Fermentação
Maturação 5,9L
Início 05/10/14 Domingo
13 dias 8°C

FG 1,009 a 9°C. Corrigido: 1,011 → 5,6%
Volume da proveta aproveitado para o priming? SIM
Descartado trub da maturação

Volume balde de envaze 5,3L
Priming 8,3g/L (5 gotas de vinagre)
44,0g em 250mL de cerveja (proveta)

Total envazado 5,53L ((11x473)+330),
em 18/10/14 Sábado

Carbonatação OK com 7 dias
*******************************************************

- O Maturado com muito pouca turbidez.
Cor xx EDC <------ providenciar método
- PILOTO: Bom som da sangria. Bom amargor.

No fundo um leve gosto desagradável: Provável
contaminação do liquido derramado e reapoveitado
durante o envase.
- DEGUSTAÇÃO: Exceleeeeente espuma, boa duração!!!!!
   Sabor no ponto. Lembra muito uma Licher! 
   Reviews expontâneos e muito positivos.
- Agora, testar o priming de 1 litro desalcoolizado.
********************** FIM LOG ************************



Parece que acertamos!!! (Agradecimentos ao Monich)
O Jairo aprovou com louvor: -- PpppQqqqPpppp!!!! Exclamou.
O pessoal da Casa do Malte também avaliaram positivamente.

Tudo bem, tudo Certo! Mas e aí? Será que haverá
repetibilidade? Ou será sorte de principiante?
Fogos e banda, somente se for provado que a próxima
leva seja idêntica a esta, que já virou referencia.

Aguardem....


________________________________________Bierhauswagen Nanobrewery

3 comentários:

  1. Já está indo para a garrafa! Logo temos o 'tira-teima'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está envelhecendo.... O dia "D" está chegando...

      Excluir
    2. Lógico que não é uma cópia fac-simile, mas está muito boooooa! ;)

      Excluir